PLANO DE AULA
Colégio Estadual Ayrton
Senna
Aula ministrada
como parte do cronograma de regências do Projeto de Iniciação a Docência –
PIBID.
Toledo , 27 de
julho de 2012.
Tema da Aula: O Brasil ainda é um país
católico?
Professor(a): Monique Andressa de
Oliveira
Turma: 1° ano, matutino.
Objetivo Geral:
Conscientes da
diversidade religiosa do Brasil o objetivo central da aula é discutir se o
Brasil ainda pode ser considerado um país católico.
Objetivos específicos:
–Discutir e problematizar a questão da
religião no Brasil, como se apresenta e de que forma se desenvolve.
–Abordar autores que tratam da questão
religião e suas concepções.
–Discutir
aspectos que contemplem a diversidade religiosa no Brasil, suas origens e a
forma que se apresentam atualmente.
Conteúdo ou ementa:
Para Max Weber
conhecer as religiões é uma forma de compreender as sociedades. Para entender
como os indivíduos e os grupos orientam suas ações ou definem suas condutas, e
se comportam uns em relação aos outros é, para este autor, importante saber que
religião eles professam. De acordo com dados encontrados no trabalho “O Brasil
ainda é um país católico?” de Bianca Medeiros e Helena Bomeny atualmente há no
Brasil cerca de 2,1 bilhões de católicos, aproximadamente 30% da população
mundial de cristãos. Como mostram os números o Brasil é o maior país católico
do mundo. O que nos interessa saber na sociologia é como conjuntos imensos de
pessoas se ligam a uma só idéia, se que forma isso se constrói e como se
consolida.
Metodologia de Ensino:
Aula Expositiva.
Recursos Instrucionais:
Lousa.
Referências Bibliográficas
BOMENY, Helena.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. (coord.) Tempos Modernos, tempos de sociologia. São
Paulo: Editora Brasil, 2010.
DURKHEIM, Émile.
As regras do método sociológico. 4ª Edição, Lisboa: Presença, 1991.
WEBER, Max.
Sociologia das Religiões, Relógio D’Água Editores, Abril de 2006.
PLANO DE AULA
Colégio Estadual Ayrton
Senna
Aula ministrada
como parte do cronograma de regências do Projeto de Iniciação a Docência –
PIBID.
Toledo, 10 de agosto de 2012.
Tema da Aula: Sociedade de Consumo.
Professor (a): Monique Andressa de
Oliveira.
Turma: 3° ano, noturno.
Objetivo Geral:
Esta
aula tem por objetivo geral trazer um entendimento da realidade social e
desvelar o processo atual do funcionamento de sociedade de consumo, que envolve
a todos neste processo estimulando a discussão a cerca dos excessos
da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos
países e culturas mundiais
Objetivos específicos:
–Discutir e problematizar a questão do
consumo, suas influências sob a vida cotidiana e seu impacto na sociedade.
–Abordar autores que tratam da questão
do consumo, relacionando ao atual sistema econômico e suas crises cíclicas.
–Informar sobre
o papel das mídias no incentivo ao consumo.
–Estimular o
pensamento crítico/sociológico e um maior entendimento da realidade.
Conteúdo ou ementa:
O conteúdo da aula constituiu-se na
questão da necessidade, o valor do trabalho na construção do ser social, a
evolução do homem através do trabalho, a constituição familiar, entre outros
temas discutidos dentro da teoria social crítica. A circulação da mercadoria, e
posteriormente o seu reflexo na sociedade através da divisão de classes,
desigualdade e exclusão social. Foi apresentado um documentário intitulado “A
História das Coisas”, mídia que se constituiu numa ferramenta importante na
discussão acerca da indústria cultural abordando sempre a concepção de mundo
materialista histórica dialética.
Metodologia de Ensino:
Aula Expositiva.
Recursos Instrucionais:
Lousa,
computador e data-show.
Referências Bibliográficas:
MÉZAROS, István. Para além do capital: rumo a uma
teoria da transição. Editora: Boitempo, 2002.
THEODOR, Adorno. HORKHEIMER, Max. Dialética do
Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. 1947.
PLANO DE AULA
Colégio Estadual Jardim
Porto Alegre
Aula ministrada
como parte do cronograma de regências d Projeto de Iniciação a Docência –
PIBID.
Toledo, 08 de
Novembro de 2012.
Tema da Aula: A Questão Ambiental e os
Movimentos Ambientalistas.
Professor(a): Monique Andressa de Oliveira.
Turma: 3° ano, matutino.
Objetivo Geral:
O objetivo geral
da aula é apresentar a atual situação ambiental do planeta, as medidas tomadas
pelas instituições governamentais, não governamentais e privadas a fim de
resolver esta situação e discutir porque estas medidas não têm funcionado.
Objetivos específicos:
–Discutir e problematizar a atual
situação ambiental do planeta.
–Abordar autores que a realizam
críticas a cerca do capitalismo dito sustentável.
–Informar sobre
medidas paliativas tomadas pelas diversas instituições que regem o capital.
–Discutir os
movimentos ambientais suas falhas e êxitos.
Conteúdo ou ementa:
Nos últimos 50 anos o
homem modificou o meio ambiente de forma mais rápida e intensiva que em
qualquer intervalo de tempo equivalente na história da humanidade. Acompanhando
a expansão do capitalismo a degradação do meio ambiente intensificou a pobreza
para alguns grupos da população, e a tendência é que esta realidade piore
consideravelmente na primeira metade deste século. De acordo com o relatório “Rumo a Economia Verde – Caminhos para o
Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da pobreza”, publicado pela ONU em 2050
seremos 9 bilhões de habitantes na Terra, não há perspectiva de como faremos
para alimentar este montante, a escassez de água doce que já é um
problema global indica uma diferença crescente até 2030 entre a demanda anual de
água doce e as reservas renováveis.
Nas últimas décadas surgiram muitas iniciativas governamentais, não
governamentais e privadas na intenção de freiar a degradação do meio ambiente e
avançar para uma “economia verde”. No entanto, muitas dessas medidas são
paliativas sem impactos relevantes de fato para o meio ambiente. Porque essas
medidas não tem dado certo? Qual a relação da crise ambiental com o atual
sistema econômico? E de que forma poderíamos superar tais crises? Essas são
algumas das perguntas que objetivamos responder durante esta aula.
Metodologia de Ensino:
Aula Expositiva.
Recursos Instrucionais:
Lousa.
Referências Bibliográficas:
Carta da Terra – Organização das Nações Unidas, 2002.
CAVALCANTI, Clóvis. (org.). Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 2003.
LÖWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São
Paulo: Cortez, 2005.
LOWI, Michael. As regras do jogo capitalista são incapazes
de enfrentar a crise ambiental. Entrevista concedida ao Instituto Humanistas Unisinos, 2012.
PLANO DE
AULA
Centro
Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – Ceebeja.
Aula ministrada
como parte do cronograma de regências do Projeto de Iniciação a Docência –
PIBID.
Toledo, 13 de
novembro de 2012.
Tema da Aula: O Estado e suas
diferentes formas.
Professor(a): Monique Andressa de
Oliveira, acompanhada das colegas também bolsistas do PIBID, Jaqueline Hansem e
Isabela Olsen.
Objetivo Geral:
Esta aula foi
aplicada sob forma de oficina onde utilizamos de um recurso didático, o jogo
Dominó Sociológica, para analisar qualitativamente a apreensão dos alunos sobre
o conteúdo estudado na unidade, neste caso, a unidade referente à Formação do
Estado Moderno, suas diferentes concepções e formas.
Objetivos específicos:
– Abordar os diferentes conceitos e
autores que discutem o tema Estado.
– Compreender sobre as diferentes
formas que o Estado pode tomar – por exemplo, autoritarismo, democracia,
monarquia.
- Discutir os
aspectos que diferenciam as formas do Estado, articulando a realidade
brasileira.
–Compreender
como e porque cada autor define o Estado de maneira diferente.
Conteúdo ou ementa: A aula sob forma de
oficina abordou temas referentes à formação do Estado Moderno, as diferentes
concepções e tipos de regimes. Neste sentido, a atividade foi embasada em aulas
anteriores nas quais os alunos entraram em contato com os temas.
Metodologia de Ensino: Aula aplicada sob
forma de oficina onde utilizamos de um recurso didático: O jogo Dominó Sociológico
pensado e desenvolvido pela colega também bolsista do PIBID, Jaqueline Hansen
com a colaboração dos demais bolsistas e do Coordenador do projeto Prof. Marco
Antonio Arantes.
Recursos Instrucionais:
Lousa.
Referências Bibliográficas:
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas.
[tradução de Salma Tannus Muchail]. 9ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um
estado Eclesiástico e Civil, tradução de João Paulo Morais e Maria
Beatriz Nizza da Silva,
2.ª Ed., Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda («Estudos Gerais»), 19
2.ª Ed., Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda («Estudos Gerais»), 19
MAQUIAVEL,
Nicolau. O príncipe. São Paulo: DPL
Editora, 2008.
OSTRENSKY, Eunice. Hobbes. In: PECORARO, Rossano (org.). Os filósofos: clássicos da filosofia, v. I de Sócrates a Rousseau.
Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social.
[Tradução de Lourdes Santos Machado; introdução e notas de Paul
Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado]. São Paulo: Nova Cultural, 1999,
(Coleção Os Pensadores).
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