16 novembro, 2012


BOLSISTA: Maiara Pereira Barros
No dia 15 de junho deste ano eu Maiara Barros, compareci juntamente com a bolsista Monique Oliveira no Colégio Estadual Ayrton Senna.
Ministrei uma aula sobre Cultura e Identidade trabalhando a partir do debate sobre esteriótipos. Com o auxilio visual das peças da exposição "TRIBO-HAI-KAI",


Era a primeira vez que entravamos em contato com a sala. E a aula foi ministrada sem a presença do Professor, devido a afastamento medico. Porém os objetivos da aula foram alcançados e o trabalho com o painéis facilitou uma proximidade uma vez que eles se soutaram mais se identificando ou identificando alguém com as peças.
As aulas ministradas foram as duas ultimas e haviam em torno de 15 alunos, sendo a turma do 3° ano.
Segue o plano da referida aula.



UNIOESTE – Campus de Toledo
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA
Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID 



Diversidade Cultural e identidade. “O outro e a constituição da Antropologia.”
Colégio Estadual Ayrton Senna


Toledo, 15 de junho de 2012

Tema da Aula: Diversidade Cultural e identidade
Bolsista: Maiara Pereira Barros

Objetivo Geral:
O objetivo central da aula será demonstrar aos alunos a construção sócio-historica da Antropologia através da discussão de identidade, sobre que é “o outro”.

Objetivos específicos:
–Discutir e problematizar o conceito de identidade.
–Abordar a constituição da Antropologia enquanto ciência e disciplina acadêmica.
–Informar sobre o conceito de Cultura para antropologia
–Discutir aspectos negativos do uso dos estereótipos ao conceituar “o outro”.

Conteúdo ou ementa:
Conceito de identidade e cultura para antropologia.
A constituição da antropologia enquanto ciência que busca compreender o outro, o distinto a mim.

Metodologia de Ensino:
Inicialmente será feito os alunos serão indagados sobre como conceituam os indivíduos que os cercam, a partir do que os definem. Após a contribuição dos alunos se colocara em bate papo o conceito de estereótipos.
Serão expostas na sala de aula painéis que fazem parte da exposição TRIBO-HAI-KAI. Um conjunto de peças de arte digital que trazem como redação Hai-Kai que falam sobre tribos urbanas, expõe vários estereótipos. Se apresentará também o que são Hai-Kai, poesias japonês curtas, no máximo três linhas.
Assim se conduzira um debate a fim de que os alunos realizem um distanciamento e estranhamento sobre se eles fazem uso dos estereótipos expostos e se os mesmos correspondem a realidade, buscando que notem o lado negativo de fazerem uso de características pré determinadas para designar como uma pessoa é.
Está constituirá a primeira fase da aula, já que está conta com duas aulas conjugadas de 50 minutos cada. Na segunda parte da aula se retomara essa discussão sobre olhar o outro fazendo uma conexão com o surgimento da antropologia, e através da exposição da bolsista se buscara traçar histórica e socialmente a construção da antropologia, associando isso ao conceito de cultura e identidade, já apontado nos debates iniciais.

Recursos Instrucionais:
Lousa e painéis impressos da exposição “TRIBO-HAI-KAI”.

Referências Bibliográficas:
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1983.
SOCIOLOGIA/vários autores – Curitiba: SEED-PR, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário